CERIMÔNIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA 65 ANOS DA UBES

marca_ubes-02
A sessão contará com a presença de ex-presidentes da entidade secundarista e representantes de entidades dos movimentos sociais, que na ocasião, participarão do lançamento do selo dos Correios comemorativo aos 65 anos da UBES
Acontece na próxima quinta-feira (5/9), a partir das 15 horas, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados em Brasília, sessão solene que homenageará a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A entidade máxima de representação dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular no Brasil completou 65 anos no início do segundo semestre de 2013.
A sessão que marca a abertura do 14º Conselho Nacional de Entidades Gerais da Entidade da UBES também será o ato de lançamento do novo selo dos Correios e do carimbo oficial que prestará homenagem à entidade. Estarão presentes os ex-presidentes do movimento secundarista brasileiro que protagonizaram importantes momentos da história do país à frente da UBES, assim como representantes dos movimentos sociais que prestarão suas homenagens.
“Chegamos aos 65 anos com a irreverência de quem sempre esteve nas ruas lutando não só em defesa da educação, mas também pela construção de um novo país. Comemoramos todas as vitórias até aqui, selada pela maior delas que foi a conquistas dos royalties para educação”, comenta a atual presidente da UBES, Manuela Braga.
A UBES foi fundada em 25 de julho de 1948, quando os estudantes já começavam a se organizar no interior das escolas por melhorias na educação. A formação do movimento secundarista data mobilizações desde a década de 30 com a Revolta dos Bondes no Rio de Janeiro e a campanha “O Petróleo é Nosso”, em defesa da riqueza natural.
Depois de 65 anos, desde a sua fundação, a UBES já extrapolou as barreiras das salas de aula, em lutas como o Passe Livre Estudantil nos transportes para combater o absenteísmo nas escolas e garantir o acesso a esporte, lazer e cultura; contra o neoliberalismo, o enfrentamento à ditadura militar pela democracia, os Caras Pintadas que derrubaram o presidente corrupto, Fernando Collor de Melo; contra o neoliberalismo, reserva de vagas, Estatuto da Juventude e investimentos em educação que fomentam em suas gerações herdeiras as históricas bandeiras na voz de uma juventude combatente. “Apesar de sabermos que temos muitos desafios pela frente, é nesse espírito de construção de um novo Brasil para todos e todas que vislumbramos os próximos dias de luta que virão”, comentou Manuela.

Comentários