Em 2012 realizamos a primeira edição do festival IMAGENS no portal EMdiálogo (Ensino Médio em diálogo). Nossa intenção inicial foi ampliar o campo de ação do portal e torná-lo conhecido para um maior número de estudantes, escolas e cidades do Brasil.
A demanda maior, entretanto, era ter os estudantes do ensino médio interagindo no portal, se apropriando de suas ferramentas e propondo novas formas de agir e pensar sobre a escola pública. Tendo em vista a atual cultura de navegação na internet utilizada pelos jovens, sabíamos que esta não seria uma conquista fácil.
Redes sociais on-line como o facebook não só tornaram-se o campo preferencial de expressão da maioria dos estudantes como também desenharam um modelo dominante de publicação de conteúdos. Em certo sentido, o facebook tem sido um potente aliado nas estratégias de comunicação do portal, mas não podemos deixar de ressaltar que somos diferentes.
Este ano, o tema “A escola, a aula e eu” também busca articular ambientes bastante conhecidos do cotidiano dos estudantes às suas percepções e expressões particulares sobre tais espaços. Estamos dispostos a escutar o que eles e elas têm a dizer sobre o universo das salas de aula, em especial, e da escola, campos marcadamente distintos segundo estudos (a aula tornou-se chata, mas a escola ainda é vista por muitos jovens como um lugar prazeroso). Onde está o centro deste conflito?
Inscreva o seu vídeo, produza a sua imagem sobre este tema!!! Quantos mais vídeos, mais diversidade de olhares sobre a escola teremos e melhores diálogos poderemos fazer para melhorar a escola pública brasileira. Os estudantes podem produzir seus vídeos e inscrever-se diretamente utilizando o formulário de inscrição do Festival. Leia o regulamento! Participe! Divulgue o festival!
Att,
Geraldo Pereira
Coordenação do Festival IMAGENS EMdiálogo
Coordenação do Festival IMAGENS EMdiálogo
Professor Doutor Paulo Carrano
Coordenação do Portal Emdiálogo/UFF
Coordenação do Portal Emdiálogo/UFF
faça sua inscrição pelo portal http://www.emdialogo.uff.br/
Comentários