POR UMA UNIVERSIDADE SIM! DE ACESSO A TODOS!










UNIFESSPA JÁ !!!!!!!!

O que queremos? Uma Universidade? Isso é muito?
Muitos nos criticam...
Outros nos elogiam...
Mas difícil é vestir a camisa e deixar hipocrisia de ladinho e vir à luta...
Muitos dizem que somos confusos e que não sabemos o que queremos...
Estes estão muito enganados... Sabemos muito bem o que queremos...
E sabemos bem como questionar nossos políticos...
Hoje vivemos um DILEMA... E ai essa universidade vem ou não vem?
E lhes dizemos mais, isso não é deputado A ou B, ou até mesmo o prefeito novo ou velho, quem diz o que quer é a sociedade, se a sociedade decidir e lutar por isso ela obterá seu objetivo.
 QUAL O NOSSO CENÁRIO HOJE?
Podemos dizer que já estamos com dois anos de luta em pró de uma universidade e que já obtivemos muitas conquistas? Vejamos...
1. UFRA- Já estava instalada no município com o curso de zootecnia e com a promessa de torna-se um campus tanto em quantidade de cursos como em sua estrutura física.
2. Instituto Federal do Pará (IFPA) – em fase de implantação, o governo federal ao anunciar o projeto piloto da UNIFESSPA-UNIVERSIDADE FEDERAL SUL E SULDESTE DO PARÁ, exclui Parauapebas do projeto piloto e nos dar o IFPA, justificando hora que já temos a UFRA, hora porque somos muito próximo de Marabá.
3. UEPA- Com o tom de discursão que tomou conta de Parauapebas, fomos convidados por lideres políticos a lutar por cursos da UEPA aqui no município, conquista essa que sempre foi uma luta paralela ao debate de uma Universidade Federal, uma não anula a outra.
4. UFPA- Como surge essa discursão?
Com as dificuldades de se aprovar um campus da UNIFESSPA para Parauapebas em 2012 e sabendo que a UNIFESSPA é o desmembramento da PRÓPRIA UFPA, foi sugerido pelas autoridades politicas que fosse criado um núcleo da UFPA, e com a estruturação que o município daria juntamente com a VALE posteriormente esse núcleo viria se tornar um campus.
 MAS QUE CAMPUS?Como a UNIFESSPA É o DESMENBRAMENTO DA UFPA, e campus é necessário ter um mínimo de 05 cursos, o período de implantação de cursos seria o tempo de aprovação do projeto GERAL DA UNIFESSPA no Distrito Federal. Dai a estratégia era cumprida com o tempo e vontade politica de ambas as partes para chegarmos a esse denominador comum que seria O CAMPUS UNIFESSPA.
 O QUE TEMOS AQUI?
A tentativa de não haver veto na câmara Federal e um ENCURTAMENTO do caminho da tão sonhada UNIFESSPA.
 O QUE FOI GARANTIDO PARA A UFPA?
1. 20 MILHÕES DA VALE – para a construção de uma estrutura que FUTURAMENTE torne-se um campus.
2. 01 ÁREA DOADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL – onde será construída a estrutura para receber um futuro campus da UFPA.
3. E PELA UFPA? - baixar um decreto tornando a estrutura mínima que já temos em um NÚCLEO universitário e aos poucos enxerta-la para que tenha condições dentro de alguns anos torna-se CAMPUS.
 O QUE ACONTECEU NO DIA 30 DE OUTUBRO EM BRASÍLIA???
Votação da emenda parlamentar que volta o campus da UNIFESSPA A PARAUEPEBAS.
Devido às dificuldades postadas diante o parlamento de possível veto do projeto completo, onde inclui todos os campi, o UFPA, a COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIFESSPA E DEPUTADOS FEDERAIS, decidiram por unanimidade aprovar um NÚCLEO E NÃO UM CAMPUS para o nosso município. Caso contrário voltaríamos ao ponto zero, tudo recomeçaria, o projeto piloto da UNIFESSPA recomeçaria novamente e estaríamos ainda mais longe do nosso objetivo.
A relatoria da comissão de Finanças fez o relatório com esta justificativa, prevendo este veto da presidenta Dilma e atualmente estamos na perspectiva de aprovação na ultima comissão de justiça, para só assim o projeto por completo chegar ao senado e ainda este ano esta peregrinação se encerrar com aprovação e inicio da implantação da mesma.
 E ESTAMOS SATISFEITOS???
É claro que não!!!
O fato de termos uma UNIVERSIDADE RURAL, não inviabiliza a UNIFESSPA. Já entendemos que o governo federal quer provar que a UFRA é o suficiente e que eles entendem que moramos numa área que é gerida apenas pelo agronegócio, puts apenas pelo agronegócio??? Para tanto esta até havendo já a implantação do curso de administração pela UFRA, PARA NOS PROVAR QUE A UFRA TEM A CAPACIDADE DE GERIR CURSOS DE HUMANAS E ETC. TUDO BEM!
Mas está ai mais uma conquista, a UFRA passa idealizar estes novos cursos a partir do momento que o movimento social vai as ruas e diz que não quer só cursos de agrárias e por isso só a UFRA NÃO SERVIA, queremos mais.
SIM QUEREMOS MAIS! O QUE A GENTE QUER É EDUCAÇÃO!!! ISSO É DEVER DO ESTADO!!
OFERTAR 150 VAGAS NA UFRA não é o suficiente no universo de aproximadamente 5 mil estudantes que saem do ensino médio por ano!
MAIS VOLTANDO AO ASSUNTO...A UNIFESSPA FOI VETADA OU NÃO???
É CLARO QUE NÃO, o que aconteceu é que somos apenas um núcleo, mas a estrutura que esta sendo nos dada é que falamos no inicio, temos condições de tornamos campus dentro de poucos anos.
Resta não nos esquecermos de estar sempre na luta!!!
 É O QUE VAI ACONTECER DE AGORA EM DIANTE?
Vamos fazer o nosso dever enquanto cidadãos que sabem o seu dever e seu direito, VAMOS A LUTA!
O FATO agora é lutar para tudo isso chegar logo e o vestibular tornar-se realidade, e nossos estudantes tenham a oportunidade de ingressar em uma graduação, pois esse papo que todo mundo vai estudar fora é MENTIRA, ficam mesmo é sem graduação, pouquíssimos tem condições de estudar fora.
E VOÇE QUE ESTA AI SENTADO LENDO ESSE TEXTO SINTA-SE CONVIDADO A ESTAR CONOSCO, NÃO APENAS NA INTERNET, MAS NAS RUAS, POIS A LUTA SÓ COMEÇOU, MUITO TEMOS A FAZER!!!
VAMOS A LUTA, ONTEM, HOJE E SEMPRE!!!

Saudações,

UNE – União Nacional de estudantes em Parauapebas/PA.
UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas em Parauapebas/PA.

Comentários