NOTA DE REPUDIO CONTRA A AÇAO DA GUARDA MUNICIPAL DE BELEM NO ATO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM




Ontem, dia 9/8, os estudantes de Belém se reuniram em um grande ato para protestar contra o aumento abusivo da tarifa do transporte público. O ato saiu da escadinha da estação das docas e seguiu até a frente da prefeitura e contou com a presença de cerca de 1000 (mil) estudantes, entre secundaristas e universitários.

Em um clima de bastante empolgação e palavras de ordem, os estudantes chegaram à frente da Prefeitura de Belém, com o objetivo de serem recebidos pelo Prefeito Duciomar Costa. A sua acessoria veio nos comunicar que não iríamos ser recebidos. Com muita irreverência e ousadia os estudantes ocuparam a Av. Portugal no sentido de pressionar para que fossemos recebidos. Ao desocupar a avenida, os estudantes voltaram para frente da prefeitura, onde foram recebidos pela Tropa de Choque e Guardas Municipais com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral.

É inadmissível que atitudes irresponsáveis por parte da polícia aconteçam desta forma. Estávamos em frente à Prefeitura para protestar contra uma postura deste governo atrasado, que sanciona um aumento de passagem abusivo, em um período de férias, onde a sociedade belenense nem sequer foi consultada sobre o assunto.

Em meio a todos os ataques da Tropa de Choque e Guardas Municipais, vários estudantes saíram feridos e um foi detido. Infelizmente, mais uma vez os estudantes foram duramente reprimidos por exercer um direito constitucional de se manifestar pacificamente.

Repudiamos a truculência da Guarda Municipal e deixamos um recado: Não descansaremos enquanto esse aumento não cair! Fomos protagonistas na luta contra a repressão da ditadura militar. Muitos de nós, jovens estudantes, indignados com falta de democracia, foram perseguidos, torturados e mortos! Lutamos em memória deles. Lutamos seguindo o exemplo de Edson Luíz, Honestino Guimarães e dezenas de outros mártires... Lutamos porque somos jovens, lutamos porque não toleramos e nem toleraremos injustiças! Não serão sprays de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral que irão tirar da juventude a ânsia por uma sociedade justa e com direitos iguais para todos. Por isso, na próxima terça-feira, dia 14, seremos centenas, quiçá milhares de jovens, homens e mulheres, ocupando as ruas de Belém, lutando para barrar esse aumento!

GRANDE ATO
Terça-Feira, 14/08, com concentração na ESCADINHA DA DOCA, às 9h.

Venha com a gente gritar bem alto: “Mãos ao alto, mãos ao alto R$2,20 é um assalto!!!”


Se o presente é de luta, o futuro nos pertence !!!! Che

Assinam esta nota:

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES
União Nacional dos Estudantes – UNE
União Acadêmica Paraense – UAP
União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
União de Negros pela Igualdade – UNEGRO
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ
Confederação Nacional de Associações de Moradores - CONAM

2 comentários

Matheus em 8 de outubro de 2012 às 20:41

Vergonha!!

Matheus em 8 de outubro de 2012 às 20:41

perdemos o direito de protestar também??