Enquanto
o Brasil avança na educação, com programas como o Prouni ( Programa Universidades para Todos ), Reuni ( Política de extensões das universidades e
institutos Federais ), Pronatec (Programa que levará milhares de jovens e
adultos a se profissionalizarem no País), Fumdeb – Fundo de manutenção e
desenvolvimento da educação básica , e entre outras medidas que foram desenvolvidas para a
evolução da educação básica e superior do Brasil.
É imprescindível destacar que, de todas as etapas, a partir da emenda constitucional 59/2009, que integram a educação básica, o ensino médio é aquela que apresenta, ao lado da pré-escola, em termos de Brasil, as piores taxas de escolaridade líquida, posto que, de acordo com dados do PNAD/IBGE 2009, apenas 50,90% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam matriculados no ensino médio.
Se a análise partir apenas para o estudo dos indicadores da mesma fonte relativos à
região Norte, o cenário ainda se agrava, pois a escolaridade líquida do ensino médio nessa região é de apenas 39,10% desses jovens regularmente matriculados nesse nível de ensino.
Também em relação ao aspecto qualitativo, a preocupação com o ensino médio é grande, pois analisando o IDEB do Estado do Pará, temos que a nada audaciosa meta de nota 3,1 em 2011 não foi alcançada, sendo que o desempenho dos estudantes, segundo tal indicador, involuiu de 2009 para 2011, tendo como resultado a nota 2,8.
Neste contexto, levando em conta as responsabilidades dos sistemas de ensino, cabe ao Movimento estudantil do Estado do Pará capitanear uma ampla discussão com os estudantes, com o objetivo de debater o ensino médio regular e integral, o ensino Tecnico e todas as modalidades educacionais, e de propor medidas inovadoras para a melhoria de seus resultados.
É imprescindível destacar que, de todas as etapas, a partir da emenda constitucional 59/2009, que integram a educação básica, o ensino médio é aquela que apresenta, ao lado da pré-escola, em termos de Brasil, as piores taxas de escolaridade líquida, posto que, de acordo com dados do PNAD/IBGE 2009, apenas 50,90% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam matriculados no ensino médio.
Se a análise partir apenas para o estudo dos indicadores da mesma fonte relativos à
região Norte, o cenário ainda se agrava, pois a escolaridade líquida do ensino médio nessa região é de apenas 39,10% desses jovens regularmente matriculados nesse nível de ensino.
Também em relação ao aspecto qualitativo, a preocupação com o ensino médio é grande, pois analisando o IDEB do Estado do Pará, temos que a nada audaciosa meta de nota 3,1 em 2011 não foi alcançada, sendo que o desempenho dos estudantes, segundo tal indicador, involuiu de 2009 para 2011, tendo como resultado a nota 2,8.
Neste contexto, levando em conta as responsabilidades dos sistemas de ensino, cabe ao Movimento estudantil do Estado do Pará capitanear uma ampla discussão com os estudantes, com o objetivo de debater o ensino médio regular e integral, o ensino Tecnico e todas as modalidades educacionais, e de propor medidas inovadoras para a melhoria de seus resultados.
Nós
estudantes, não podemos ficar calados diante de tanto descaso perante a educação. Por isso a UNIAO
METROPOLITANA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UMES, Convoca o SEMINARIO DE
EDUCAÇÃO, no Mês de Dezembro, para construir numa visão estudantil uma
plataforma educacional para nossa Região Metropolitana e para o Estado do Pará.
União
Metropolitana dos Estudantes Secundaristas.
1 comentário
Parabéns pela iniciativa. O protagnismo do movimento estuidantil é uma grande força na luta pela educação pública de qualidade. Se precisarem, contem comigo.