TRE lança campanha ‘Se Liga 16’ em escola

  Incentivar jovens estudantes a realizar o alistamento eleitoral é o objetivo da campanha
Incentivar estudantes na faixa etária entre 16 e 17 anos a realizar o alistamento eleitoral. Não apenas ter expedido o título, mas principalmente estimular a interferência direta, através de seu voto, na vida política do município, estado e do país. É esse o objetivo da campanha ‘Se Liga 16’, que será lançada na manhã desta sexta-feira (16) na escola Tenente Rego Barros.
  O presidente do TRE-Pará, desembargador João Maroja e estará presente na programação, assim como Ubiratan Cazetta, ex-procurador regional eleitoral, e hoje chefe do Ministério Público Federal. Ele ministrará a palestra "A Importância da Participação dos Jovens no Processo Político".

  Para estimular a participação dos estudantes, o TRE levará serviço de alistamento eleitoral para 300 alunos. A programação conta também como as atividades socioeducativas voltadas ao público infanto-juvenil. As unidades móveis do Programa Eleitor do Futuro e da Caravana da Cidadania estarão em cena na escola. Servidores farão ainda a divulgação da urna eletrônica.

  História - A Campanha Se Liga 16 foi lançada de forma pioneira pelo ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ilmar Galvão, em parceria com a União Nacional dos Estudantes - UNE, 10 (dez) anos após a promulgação da atual Carta Magna, face à necessidade daquele Superior Tribunal adotar uma atitude em relação ao pouco interesse dos jovens quanto ao alistamento eleitoral e, conseqüentemente, quanto ao exercício de seu mais amplo direito da cidadania – o voto, direito concedido pela Constituição Federal de 1988, através da Emenda Hermes Zanetti.

  Esta campanha faz parte do programa eleitor do futuro, o qual tem por finalidade a inclusão social e política de jovens estudantes e adolescentes, proporcionando o esclarecimento sobre a importância do vota a esta parcela da sociedade que, em breve, adquirirá a condição de cidadão apto a exercer seu direito de voto.

Opinião UMES
 
O TRE do Estado do Pará , desenvolve estes projetos entre a juventude a mais de 4 anos. Diversos TRE's do Brasil nao se enteressam em desenvolver estes tipos de projetos voltados para a Juventude, isso significa que estamos um Passo para a concientizaçao do cidadao, da importancia das eleiçoes do Brasil e que este cidadao nao pense que é so um voto, e sim mais um voto para a mudança deste País" . 

Comentários