15º congresso da UMES (Rumo aos 30 Anos)

O congresso foi no dia 11 de junho das 8h as 16h no auditório da Faculdade ideal da Batista Campos, reunindo cerca de 400 estudantes de 120 escolas.

A abertura do congresso teve a presença de vários representantes, entre eles o da OAB, da Prefeitura de Belém, e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará- Sintepp, do Presidente da Ordem dos advogados do Brasil-OAB Seção Pará Jarbas Vasconcelos, representante da Prefeitura de Belém, SR. Marcos Rego e do Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Yann Evanovick, além de outras organizações como a União da Juventude Socialista (UJS), Democracia Socialista (DS-PT), Movimento Mudança (PT), Juventude do Partido Democrático Trabalhista (JPDT), Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro (JPTB), ONG Ação Jovem, Contra Ponto e Vamos a Luta.

O congresso foi realizado numa conjuntura onde está o governo do PSDB tentou fechar as portas das escolas para que apenas seus interessados pudessem se beneficiar das entradas das escolas para o congresso, quiseram manipular a tiragem de delegados, porém as forças estudantis conseguiram vencer a batalha. No congresso foi aprovado que os estudantes e a entidade participará e opinará em todas as políticas de estado envolvendo a educação, a juventude e o Pará, intervindo na transformação social e econômica do Estado.

O Congresso da UMES-BELÉM é o marco inicial para o fortalecimento construção de mais grêmios estudantis da região metropolitana do PARÁ, para que os jovens estudantes, possam se conscientizar do seu papel destacando na sociedade e entender que a juventude não é o futuro e sim o presente.
Foi eleita para uma gestao de 2 anos como presidente, Juliana Magalhães Jayme Vale, que estuda o 1º ano do ensino médio. “Realizamos um bom congresso com debates qualificados, sobre a qualidade de educação do nosso estado, principalmente da região metropolitana de belém, conseguimos acordar as idéias entre os estudantes presentes e saímos do congresso com a vitoria da unidade entre as forças, para a construção de uma UMES de luta e de uma educação de qualidade” diz a nova presidente.


Em breve a Resolução Aprovadas no Congresso.

1 comentário

Movimento Estudantil Secundarista de Parauapebas! em 16 de junho de 2011 às 12:06

Parabens a nova presidente e parabens a vcs de belem pelo congresso uma pena nos aqui de parauapebas não temos participado.