Lançamento das obras de construção da nova sede da UNE / UBES

RIO DE JANEIRO - O prefeito Eduardo Paes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral participaram nesta segunda-feira, dia 20, do lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), na Praia do Flamengo.
O espaço abrigou o prédio da UNE e da UBES até 1964, quando foi invadido e incendiado pela ditadura, sendo posteriormente derrubado. Em junho deste ano, o Congresso e a Presidência da República reconheceram a responsabilidade do Estado pela destruição do edifício, o que garantiu o pagamento da indenização à UNE. A construção da nova sede, cujo projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está orçada em R$ 44,6 milhões. As obras estão previstas para começar em 2011 e o novo prédio será entregue em 2013.
O presidente Lula falou da importância do retorno da juventude ao processo político do país.
J.P. Engelbrecht- O que vocês estão conquistando é um espaço para a consolidação do processo democrático brasileiro com um debate político, com a formação da nossa juventude, para discutir as coisas que o movimento estudantil tem que discutir. Aqui no Brasil, o golpe de 64 tirou algumas gerações da participação política. E agora vocJ.P. Engelbrechtês estão reconstruindo esse processo. Isso é extraordinário.
O presidente da UNE, Augusto Chagas, endossou as palavras do presidente e agradeceu pelo fato do movimento estudantil poder voltar para a sua casa de origem.
- Essa é uma tarde de festa e alegria em que a UNE só tem a agradecer É um orgulho poder voltar para casa e um grande desafio representar essa história que reúne tantas gerações de uma nação que tinha tantos sonhos e foi impedida de realizá-los. Essa é uma restituição de direitos e o sentimento é de justiça.
A construção será composta por um prédio principal de 13 andares, uma praça aberta e um anexo, que deve funcionar como anfiteatro e salas de cinema. Além disso, o espaço abrigará o museu o Memória da Memória do Movimento Estudantil.
A sede original da UNE na Praia do Flamengo havia sido doada à entidade em 1942 pelo presidente Getúlio Vargas. O espaço concentrou campanhas importantes, como "O Petróleo é Nosso", que precedeu a criação da Petrobras, até 1º de abril de 1964, um dia depois do golpe militar, quando o prédio foi destruído por um incêndio. A construção foi demolida na década de 80 e o terreno, transformado em estacionamento.
Participaram ainda da solenidade ministros, autoridades estaduais e municipais e lideranças estudantis.

Comentários