UMES E UBES PROMOVEM DEBATE SOBRE A DIVISÃO DO ESTADO

  
A União Brasileira de Estudantes Secundarista - UBES e a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas - UMES realizaram hoje pela manhã (22 de setembro), no colégio Augusto Meira em Belém/PA, uma palestra sobre a divisão do Estado do Pará, convocada pela dir. de Grêmios da UMES e estudante da escola Augusto Meira, Daiane Sena. Cerca de 100 estudantes e professores participaram do evento, a atividade contou com a presença do Doutor em economia, professor da UFPA e membro da frente contra Carajás, Eduardo Costa e com o Professor e Especialista em Educação o Senhor Rodrigo Moraes membro do comitê contra Tapajós.

Os Estudantes ficaram interessados na importância que tem o plebiscito para o nosso estado, entendendo que  a opinião de cada um, é de extrema importância para a sociedade Paraense. Os alunos presentes falaram da importância de discutir a questão de ter um Pará Uno, e fazer estes debates nas escolas é fundamental para conscientizar nossos combatentes jovens Paraenses.
A União Metropolitana dos Estudantes Secundarista - UMES de acordo com sua resolução aprovada em seu ultimo congresso, defendeu a idéia de manter um Pará grande e unido, a divisão do Pará em três unidades federativas, será objeto de inédito plebiscito organizado pela Justiça Eleitoral. Mas a quem interessa? No balanço entre vencedores e perdedores, todos ficam com menos e quem paga a conta é o governo federal - ou seja, o contribuinte. Se forem criados, Carajás e Tapajós vão custar aos cofres públicos pelo menos 9 bilhões de reais só para manter a administração dos estados.
Marabá, a virtual capital de Carajás, está no topo da lista dos homicídios. Pel
os dados mais recentes do Ministério da Justiça, é, proporcionalmente, a quarta cidade mais violenta do país. Foram 250 assassinatos em 2008 - 125 mortes para cada 100.000 habitantes. Tapajós, ainda que mais tranquilo, seria o segundo estado mais pobre do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 6,4 bilhões de reais - atrás apenas de Roraima.
Os separatistas dizem que os brasileiros que vivem ao sul não compreendem a realidade da região e que ali estão duas terras prometidas. Para comprovar a tese, usam como argumento a criação de Tocantins. Esquecem que se trata do quarto estado mais pobre do país.


Jorgenaldo Moraes
Diretor de Comunicação- UMES


Comentários