Posiçao da Uniao Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES sobre o ENEM 2010

“A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou recurso na Justiça Federal do Ceará na manhã desta quinta-feira (18) contra a liminar que assegura a todos os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e se sentiram prejudicados pela prova amarela ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta o direito a fazer uma nova prova.” ( Portal ORM ).

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares iniciaram manifestação, na tarde desta quinta-feira (18), no começo da avenida Pedro Álvares Cabral, em Belém do Pará, e seguiram até o Tribunal de Justiça do Estado, por conta dos prejuízos causados na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no dia 6 de novembro.

Em relação ao Enem 2010, a UNE e a Ubes voltam a se manifestar publicamente:
1. A UNE e a Ubes se posicionam contra a anulação do Enem 2010. Milhões de estudantes realizaram a prova em condições adequadas, prepararam-se, e a anulação da prova seria cometer uma injustiça com esta grande maioria.
2. A UNE e a Ubes são intransigentes na defesa de que os estudantes prejudicados tenham o direito a realizar uma nova prova. Nenhum estudante pode ser prejudicado sob o risco de descredibilizar o Enem.
3. A UNE e a Ubes exigem que o MEC determine objetivamente os critérios para que os estudantes tenham direito a este novo exame. Se o MEC não tiver condição de determinar estes critérios, a UNE e a UBES defende que o critério seja opcional, ou seja, todos aqueles que se disserem prejudicados devem ter o direito a esta nova prova. O estudante que optar por não fazer esta nova prova deve ter garantida a sua nota inicial.
4. A UNE a Ubes reivindicam a criação de um instituto federal que será o responsável pela aplicação das provas do Enem.
5. Defender o Enem é, antes de tudo, corrigir os seus erros. A UNE e a Ubes voltam a ressaltar que não se somam àqueles que se utilizam de equívocos para derrotar o Enem. Na opinião da UNE e da Ubes, o Enem deve se consolidar na direção da democratização da universidade brasileira como são os casos do ProUni e da seleção de dezenas de universidades federais pelo país, superando o velho modelo do vestibular, cruel método de acesso ao ensino superior no pais. O Enem é também elemento fundamental na construção do Sistema Nacional da Educação.

Cleiton Costa, Dir. De Politicas Educacionais da UBES e Pres. da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas- UMES


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