Alunos fecham de novo a BR-316 em protesto contra sistema de bilhetagem


Estudantes da rede pública de ensino de Ananindeua fecharam, ontem, as duas pistas da rodovia BR-316, em protesto contra o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município. Policiais rodoviários federais negociaram com os estudantes, que acabaram liberando as pistas. Mas, a Prefeitura de Ananindeua não recebeu nenhum representante para discutir a polêmica em torno da meia-passagem.
Segundo Fabrício Gomes, que é servidor público da Escola Oneide Tavares, o protesto começou por volta das 11 horas e reuniu estudantes de várias escolas do município, além de representantes da UMES, UBES, UAP, UNE, diretórios centrais de estudantes da Unama, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (Uepa) e de alguns sindicatos.
"Nós queremos que o sistema de meia-passagem continue como sempre foi, que tenha alcance em toda a Região Metropolitana de Belém (RMB) e sem limitação", disse Fabrício, acrescentando que a prefeitura quer limitar para 60 passes por estudantes, além de emitir carteirinha pelo município, valendo apenas nos limites de Ananindeua.
Os manifestantes saíram em caminhada até a frente da Câmara Municipal de Ananindeua, mas durante o trajeto, um estudante da escola Antonio Gondin Lins foi preso por um guarda municipal de Ananindeua e levado para a Seccional de Ananindeua. Os estudantes fizeram protestos em frente àquela unidade policial e o jovem acabou sendo liberado. Sem negociar com a Prefeitura de Ananindeua, os manifestantes encerraram o protesto e, segundo Fabrício Gomes, uma dos líderes, será feita uma reunião para organizar uma manifestação maior.
Amazônia

Comentários