UBES lança cartilha do grêmio estudatil na CONAE 2010

   Aproveitando a movimentação de professores e estudantes no segundo dia da Conferência Nacional de Educação, a UBES promove o lançamento da Cartilha do Grêmio, cujo conteúdo vai ajudar os alunos nas escolas a montarem oficialmente um grêmio. Trata-se do primeiro passo para o movimento estudantil.


   A entidade aproveitou a ocasião para homenagear Aldo Arantes, ex-presidente da UNE (1961 e 61), responsável pela criação da Lei do Grêmio Livre. O estudante Yann Evanovick prestou homenagem ao ex-militante, entregando-lhe uma placa com a frase de Che Guevara, patrono da UBES: "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".

   Emocionado, o presidente da UBES agradeceu Aldo Arantes por seu empenho na redemocratização das entidades de representação estudantil, possibilitando novamente o direito de organização dos estudantes, de forma autônoma. Augusto Chagas, presidente da UNE, lembrou que o início de sua militância foi no grêmio da escola, incentivando os estudantes a participarem.
   Com a platéia repleta de jovens, Aldo Arantes contou um pouco sobre sua militância na juventude e a importância do ME na época da ditadura militar.

   Também estiveram presentes no evento Bebel Noronha, presidente da APEOESP, e Roberto Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão. Bebel também foi homenageada com uma placa pelos estudantes da UBES.

Comentários