UNE, UBES e UESMA divulgam nota em apoio à greve dos educadores no MARANHÃO.



Observamos no Maranhão o resultado de um projeto de governo que perdura por mais de 40 anos, a oligarquia Sarney, responsável pela exclusão social do nosso povo. No setor educacional não é diferente essa forma atrasada e oligárquica de tratar a coisa pública que resultou na falência da rede estadual de ensino.

Diante da greve dos educadores que ocorre no Maranhão manifestamos o nosso apoio ao Sinproesemma nesta luta para conquista e garantia dos direitos dos trabalhadores e pela educação de qualidade:

1. A greve é legítima com a sua pauta acertada em defesa dos direitos da categoria, principalmente na aprovação do estatuto do educador e no reajuste salarial;

2. A melhoria das condições de vida do trabalhador da educação resulta em fortalecimento da qualidade educacional;

3. A greve chama a atenção da sociedade, proporcionando um amplo debate sobre a qualidade do ensino público no estado. O sucateamento das escolas no Maranhão é visível, principalmente na infraestrutura;

4. Estamos à mercê de uma precarização do trabalho em educação através de várias formas, os professores que não dão aulas em suas respectivas matérias, fato comum nas escolas, prejudica a qualidade de ensino;

5. Vale lembrar que são históricos os ataques da governadora Roseana Sarney aos trabalhadores e estudantes por meio de projetos fraudulentos como o tele-ensino que substituiu os professores em sala de aula por televisões. Os professores e estudantes maranhenses durantes décadas estiveram sem o direito de acesso ao ensino médio, com somente 54 escolas em 217 municípios vivemos esta triste realidade fortalecida nos governos eleitos pelo grupo oligárquico com a sua representante maior passando pelo seu 4º mandato. Os dados divulgados em 2010, pelo INEP, demonstra que das 20 piores escolas do Brasil, segundo as notas do ENEM, 5 estão no Maranhão. Estando como o estado com o maior número de escolas entre as piores do país;

6. Os estudantes da rede pública quando passam no funil do vestibular para a UEMA encontram um retrato do sucateamento e precarização na estrutura e nas condições de trabalho dos professores e servidores da educação superior. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA distribuiu bolsas para aliados da governadora Roseana Sarney sem ao menos estarem inscritos em alguma pesquisa ou programa de ensino;

7. É absurda a falta de interesse em resolver o impasse causado pelo próprio governo com a categoria, prejudicando milhares de estudantes no estado, fato demonstrado pelas palavras do chefe da casa civil, Luis Fernando, quando declarou que “a greve é boa para o governo porque economiza dinheiro”. O governo está empenhado em divulgar a mentirosa propaganda de normalidade na rede de ensino com o dinheiro do contribuinte;

8. Convocamos os estudantes, pais e a sociedade maranhense em geral para uma ampla jornada em defesa da educação e de apoio aos educadores como forma de pressionar o governo na solução urgente dos problemas da educação e na imediata aprovação do estatuto do educador.

União Nacional dos Estudantes - UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES
União dos Estudantes Secundaristas do Maranhão - UESMA

Manifestação da UBES pelos 10% do PIB para a Educação


Manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) participaram de uma manifestação, nesta quinta-feira (24), em frente ao Congresso Nacional. Eles querem que o governo invista 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 50% do fundo social do pré-sal na área de educação.
Durante a manifestação, os estudantes invadiram o espelho d'água do Congresso. Três paraquedistas, que usavam a bandeira da UNE e UBES, pousaram no gramado da Esplanada.
Representantes do grupo foram recebidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Eles receberam um documento com as reivindicações dos estudantes.
Para a representante da Ubes, Gabrielle D'Almeida, só por meio de protesto os estudantes conseguem ser ouvidos pelo governo. "Tem que haver algum diferencial pra que essas pautas sejam avaliadas. Por isso usamos a irreverência da juventudade", completa.
FONTE: G1
veja as fotos.









UMES convoca o Conselho Metropolitano de Gremios- CMG

Estando proximo do 15ª congresso da UMES, a direçao da UMES reuniu-se na ultimo dia 10 de Março de 2011, para  aprovar o regimento e  convocar o Conselho Metropolitano de Gremios- CMG, que terá como objetivo, convocar o Congresso, de acordo com o Estatuto da entidade, e acontecerá nos dia 22 de Abril de 2011. o CMG é o segundo forum de deliberaçao da UMES, e todos os grêmios terão a oportunidade de participar do CMG.....

Leia o Regimento em breve, no blog da UMES.


Da Redação da UMES.

8 de Março: Todo dia é dia da Mulher

   Hoje é comemorado o dia da mulher ao redor do mundo, uma data simbólica, mas que representa a luta de milhares de mulheres que enfrentam a violência, a desigualdade de oportunidades, o preconceito profissional e outras mazelas. Acho que o mundo é grato às mulheres, pois sem elas não existimos, aliás mulheres não fazem guerras, só isso é um motivo para achá-las o ser humano realmente humano.

  Já dizia o Cazuza: “só as mães são felizes”, vou mais além “só as mães sabem o que amor de verdade”, amor no sentido mais sublime… pensem na pessoa mais detestável do mundo, mais insuportável, resumido, que não tenha todas as qualidades desejáveis…apesar de tudo isso, a mãe dessa pessoa (se é que existe gente assim) vai amá-lo. Só ela.
  Por isso que todo dia é dia da mulher, sem as mulheres  não saberia -mos nem escrever, não saberia gostar de leitura, tolerar o diferente, dividir o lanche com o amigo, ou seja, não saberia muita coisa.

Por isso a UMES homenageia a mulher neste dia com uma singela  homenagem:
Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
 
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
 
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
 
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Reuniao da UMES

A reunião da UMES foi alterada para a data 10/03/2011 ( quinta- feira ), as 15hs, local PARK GASÔMETRO, convocamos os Grêmios estudantis, cadastrados na UMES a participar da Reunião que terá como Pauta:

* Congresso da UMES.
* Plenaria do Conselho Metropolitano de Grêmios- CMG.
* o que ocorrer.



  da redação,

  UMES.
 a confirmar pelo cel.:( 91) 8121-5595 , cleiton costa

Estudantes ocupam as ruas de Belém contra o aumento das passagens

O dia 23 de fevereiro ficará marcado como mais um dia de grande mobilização, resistência e vitória do movimento estudantil Paraense. Cerca de 200 estudantes realizaram um ato em defesa do passe livre e contra os abusos das empresas do transporte urbano de Belém.

A movimentação começou 9:00 h da manhã onde estava marcada uma audiência pública, realizada no cine-olímpia no centro de Belém, para discutir os problemas do sistema de transporte coletivo a cidade. Porém o prefeito Duciomar Costa cancelou na ultima hora sem avisar a entidades e proibiu a entrada de qualquer jovem ou trabalhador no local.

Com o este acontecido, após assembleia entre os manifestantes, decidiu-se realizar uma marcha pelo centro da cidade com rumo até a prefeitura. A passeata que foi tocada com muita vibração onde estudantes secundaristas, universitários e trabalhadores entoavam palavras de ordem “ o dinheiro do meu pai não é capim eu quero passe livre sim”, fazendo a denuncia à população o descaso e desrespeito da Administração municipal com o transporte coletivo da capital. Ao longo do trajeto vários populares aderiram a manifestação!

Para Cleiton Costa, presidente da UMES
Belém “os estudantes estarão em vigília caso o Prefeito e Empresários insistam no abusivo aumento da Tarifa, faremos desta manifestação o inicio de grandes mobilizações em defesa do passe livre”. As manifestações estudantis se justificam pela precariedade do sistema de transporte municipal, com ônibus superlotados, frota antiga para além dos 11 anos permitidos por lei, a má remuneração de cobradores e motorista, engarrafamento constates, além de vias inapropriadas, dentre outras dificuldades.

Os estudantes em ato, na frente da prefeitura prometeram outras manifestações para garantir o direito ao passe-livre, defendendo este instrumento com o um importante mecanismo de inclusão social e permanência do estudante nas Escolas e Universidade. Para Pedro Fonteles, presidente da União Acadêmica Paraense, “é necessário uma grande mobilização dos estudantes e da sociedade civil em geral, para garantir a aprovação de uma Lei que garanta o passe livre dos estudantes”, além de denunciar o desgoverno do Ducimomar que se coloca sempre aliado ao setores mais conversavadores e atrasados da sociedade e contra os sonhos da juventude e da classe trabalhadora.

Fausto Neto que é vice-presidente da UNE no estado reafirmou durante o ato que no dia de amanha, a UNE, UAP e UMES irão portocolar um pedido no Ministério Público pedido a impugnação da petição que a SetransBel fez, onde exige o cancelamento da Lei municipal que garante 1 domingo por mês a gratuidade do transporte público em Belém!