Contra a volta da direita privatista, a Ubes quer Dilma presidente!!!

A democracia brasileira, mais uma vez, se encontra numa encruzilhada histórica. Passados pouco mais de 20 anos do fim da ditadura militar o povo brasileiro mais uma vez é chamado a decidir o destino de nossa nação.

As eleições brasileiras em 2010 estão polarizadas entre um projeto privatista, que manteve-se no poder por longos anos na década de 90, representando um grande retrocesso para a democracia. Tratava-se de um governo que criminalizou os movimentos sociais, sucateou a educação pública, abrindo espaço para o crescimento de universidades sem nenhum critério de qualidade, inclusive às universidades privadas, além de proibir a construção de novas escolas técnicas e vender o patrimônio nacional por meio de privatizações claramente fraudulentas, a exemplo da venda da Vale do Rio Doce.

É interessante ressaltar que essas políticas não se manifestaram apenas em âmbito federal, por onde passam os governos neoliberais e que deixam sua marca negativa. Em São Paulo, o então governador José Serra não negou suas convicções partidárias: a educação pública foi mais uma vez sucateada, tendo inclusive péssimos materiais didáticos (com erros de informações grotescos), aprovação automática, repressão a qualquer manifestação dos movimentos sociais, como no trato à grave dos professores liderada pela Apeoesp que foi reprimida com violência pela polícia. Além de suas posições alinhadas ao imperialismo, como sua estreita relação com os EUA e suas políticas de subjugação da América Latina.

Do outro lado se coloca uma forma de governar inaugurada com o Governo do Presidente Lula, o primeiro operário a se eleger para esse cargo no Brasil. Foi aberto o diálogo com os movimentos sociais, que foram inúmeras vezes recebidos pelo Presidente, além das mais de sessenta Conferências Temáticas realizadas nos últimos oito anos, que representaram um importante passo na democratização das decisões governamentais. No âmbito educacional respiram-se novos ares. Mais de setecentas mil pessoas ingressaram no ensino superior através do ProUni. O Reuni representou uma importante iniciativa na reestruturação e democratização das Universidades Federais. Foram criadas 214 novas escolas técnicas nos últimos oito anos, número superior à quantidade criada em toda a história do Brasil.

Para sanar o débito histórico com o com o povo brasileiro, esses números ainda são pequenos. Defendemos o investimento de 10% do PIB e 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal em educação, o fim do vestibular e o livre acesso à universidade, a democratização dos meios de comunicação, a auditoria na dívida pública, o passe livre, a meia-entrada, a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, o limite da propriedade fundiária, a descriminalização do aborto e o fim das opressões.

Ainda assim, compreendemos que, entre os projetos e candidatos do segundo turno, somente a candidatura de Dilma Rousseff reúne as condições para avançar ainda mais na construção de um país, justo, democrático e soberano, onde os movimentos sociais possam apresentar suas demandas e disputar os rumos desse novo Brasil que está nascendo. E é por isso que a histórica União Brasileira dos Estudantes Secundaristas mais uma vez colocará os caras-pintadas nas ruas para impedir a volta da direita ao poder.
 
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GREMIO ESTUDANTIL DO IEEP

  Depois de muito tempo sem o gremio estudantil ativo do Instituto Estadual Educaçao do Pará- IEEP, os estudantes se organizaram para construir um novo processo eleitoral, onde no dia 21 de outubro de 2010, realizou as eleiçoes onde a chapa 2 apoiada pela UMES venceu as eleiçoes com 285 votos, essa vitoria representa a continuidade da luta historia do gremio estudantil do IEEP.

PARABENS PELA VITORIA,



QUE SUA GESTAO TENHA MUITA LUTA E CONQUISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DIA DO PROFESSOR



Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

UMES participa da reuniao do conselho de transporte

  Hoje, cleiton Costa Pres. da UMES, participou da 26º reuniao extraordinaria do conselho de transporte, no gabinete da superintendencia da CTBEL, para apresentaçao dos novos conselheiros, ja que houve alteraçao da presidencia do mesmo, tendo agora com o cargo- superintendente da CTBEL  a Senhª ELLEN MARGARETH SOUZA.
foi deliberado nesta reuniao que apartir de hoje as reuniões do conselho serao bimestrais, sendo que alem de deliberativo terá o papel de acompanhar as execuçoes dos projetos da CTBEL.

  A UMES tem a certeza e sempre defendeu que o conselho será bem mais util, e representativo do que antes, deixando assim de ser um conselho que se reunia simplesmente para discutir o aumento da passagem dos coletivos da metropole de Belem.