Alunos fecham de novo a BR-316 em protesto contra sistema de bilhetagem


Estudantes da rede pública de ensino de Ananindeua fecharam, ontem, as duas pistas da rodovia BR-316, em protesto contra o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município. Policiais rodoviários federais negociaram com os estudantes, que acabaram liberando as pistas. Mas, a Prefeitura de Ananindeua não recebeu nenhum representante para discutir a polêmica em torno da meia-passagem.
Segundo Fabrício Gomes, que é servidor público da Escola Oneide Tavares, o protesto começou por volta das 11 horas e reuniu estudantes de várias escolas do município, além de representantes da UMES, UBES, UAP, UNE, diretórios centrais de estudantes da Unama, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Pará (Uepa) e de alguns sindicatos.
"Nós queremos que o sistema de meia-passagem continue como sempre foi, que tenha alcance em toda a Região Metropolitana de Belém (RMB) e sem limitação", disse Fabrício, acrescentando que a prefeitura quer limitar para 60 passes por estudantes, além de emitir carteirinha pelo município, valendo apenas nos limites de Ananindeua.
Os manifestantes saíram em caminhada até a frente da Câmara Municipal de Ananindeua, mas durante o trajeto, um estudante da escola Antonio Gondin Lins foi preso por um guarda municipal de Ananindeua e levado para a Seccional de Ananindeua. Os estudantes fizeram protestos em frente àquela unidade policial e o jovem acabou sendo liberado. Sem negociar com a Prefeitura de Ananindeua, os manifestantes encerraram o protesto e, segundo Fabrício Gomes, uma dos líderes, será feita uma reunião para organizar uma manifestação maior.
Amazônia

INCRIÇOES NO ESTADO DO PARÁ PARA O ENET

INCRIÇOES NO ESTADO DO PARÁ PARA O ENET, ENTRE EM CONTATO PELO TEL.: 91 8121-5595 / 8403-3959
COM O CLEITON COSTA -PRESIDENTE DA UMES E DIR. DA UBES.
OU PELO IMAIL:  cleitonumes@gmail.com

UBES se prepara para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas

Estudantes de escolas técnicas de todo o país se reúnem para o evento mais importante da área no ano; esta edição do Enet irá discutir, entre vários assuntos, prioritariamente os rumos da educação profissional brasileira



Começa a contagem regressiva para o 11º Encontro Nacional das Escolas Técnicas (ENET). Desta vez, a cidade de Natal foi escolhida para sediar o evento, que acontece 
entre os dias 25 e 27 de julho. O ENET não é realizado há muitos anos, por isso 
a importância desta edição para discutir novas propostas sobre a expansão e 
consolidação da educação profissional e tecnológica do país.
“Mesmo com os avanços constatados no Brasil nos últimos anos, no que diz 
respeito à educação são constatadas várias deficiências no sistema público 
educacional. No país a maioria esmagadora da juventude, cerca de 
86,5% segundo o IBGE, estudam em escolas públicas. Analisando 
que a população mais carente e sem recursos financeiros para ingressar
em uma universidade fica escancarada a importância do ensino 
profissionalizante no país. Com isso, fica também clara a importância
das escolas técnicas na formação profissional do jovem para ter condições
de brigar no mercado de trabalho de forma igual”, constata 
o presidente União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick. 
Nos últimos oito anos houve um sensível aumento no número de 
escolas técnicas em todo o território nacional. Mais precisamente
um salto de 254%, com 354 escolas no total. Estima-se que, 
até 2014, o número pule para 600 unidades.  
O ENET visa, sobretudo, promover uma discussão sobre o futuro
desses novos espaços. A expectativa é que no próximo período os 
crescentes resultados apontados acima possam continuar. 
“Os estudantes brasileiros precisam que o poder público continue investindo
na expansão do ensino profissional e que crie um fundo exclusivo de recursos 
para as escolas técnicas, como já existe para o ensino médio e as universidades”, 
apontou Evanovick. 
Yann comenta ainda que a educação profissional tecnológica deve ser encarada 
como ferramenta inclusão social e profissional para a população. “A educação
profissional e tecnológica se tornou um elemento estratégico na luta pelo ensino
público de qualidade e pela inclusão social da população menos favorecida do
país”, finalizou Evanovick. 
Como participar do ENET
A inscrição é gratuita. Basta baixar o formulário de inscrição clicando aqui
preencher e enviar para contatoenet@gmail.com.
Galera, baixe as artes do ENET nos link's abaixo:
hgfdyytjhdcrydcgfh

Vitoria Estudantil no Brasil

A quinta-feira já pensava em amanhecer na África do Sul, o país da Copa, na véspera da festa de abertura do maior evento esportivo do mundo. No Brasil, os estudantes acompanhavam atentos, como a um jogo da seleção, a votação no plenário do Senado Federal que adentrou a madrugada. Por volta das 3h da manhã do dia 10 de junho de 2010, após mais de 11 horas de discussões, os senadores aprovaram -por 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção- a criação do Fundo Social do Pré-sal. O gol, de placa, que entrou para a história, veio com a aprovação da “emenda da UNE”, que determina que 50% dos recursos deste Fundo sejam destinados exclusivamente ao financiamento da educação pública superior e básica, área considerada pela entidade como estratégica para o desenvolvimento do país.

A vitória histórica dos estudantes foi fruto de ampla mobilização da UNE, UBES e ANPG. Desde o início da semana, diretores das entidades provocaram intenso corpo corpo junto aos parlamentares com objetivo de pressionar e cobrar o comprometimento de cada um com a educação brasileira. As entidades criticaram veementemente por meio de nota oficial o primeiro relatório divulgado na terça-feira, que descaracteriza o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos deveriam ser destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.

Durante toda a quarta-feira, os estudantes realizaram uma Blitz no Congresso Nacional para reverter a redação do projeto e garantir os 50%. As entidades desencadearam também uma “guerrilha virtual” por meio das redes sociais. Milhares de mensagens foram enviadas para todos os senadores via twitter, o que gerou o compromisso público de muitos deles com a votação favorável à emenda.

O presidente da UNE, que ficou até o fim da votação desta madrugada no Senado Federal conversando com os parlamentares sobre a importância dos 50% para a educação, celebra a vitória como uma conquista de todo o povo brasileiro. Para ele, a vitória não é apenas desta geração. “Fiz questão de ficar até o último minuto da votação. Conversei com cada parlamentar. Mostrei a importância da nossa emenda para o futuro do nação. Fiquei realmente muito emocionado quando conseguimos a aprovação. É o sonho geracional de transformação do país. Vamos garantir para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos e toda uma geração de brasileiros e brasileiras um futuro promissor, com uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse. "Agora, vamos lutar da mesma forma e com muito mais mobilização em cada canto do Brasil pela promulgação da emenda".


Fim, a Greve do SINTEPP

   Ontem teve  fim a greve dos professores, depois de uma negociaçao entre governo , assembleia legislativa e sindicato, entraram em acordo no PCCR-plano cargos carreiras e remuneraçao, depois de 26 dias de greve a categoria teve muitas conquistas, mas agora , precisamos correr atras do prejuizo das aulas perdidas, afinal nossos estudantes iram enfrentar um processo seletivo no final do ano e precisaram se esforçar para passar nestes processos de teste de conhecimento,



Por isso nada de gazetar aula estudantada  !!!!!!!!!!!!!!!!