POSSE DO GREMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA TECNICA MAGALHAES BARATA

Teve posse nesse mes de abril o gremio estudantil da escola Tecnica Magalhaes Barata, que terao um madato de 2 anos, com muita luta no campo do movimento estudantil. Essa gestao é a primeira de muitas que virao neste estabelecimento de ensino, ha muito a fazer, e vamos tentar ao maximo construir um ensino tecnico de qualidade para nós estudantes -  diz , luciana , Presidente do Gremio Estudantil.
  A UMES deseja muita luta a esses estudantes, e declaramos que esteremos juntos construindo a democracia e a melhoria da qualidade de ensino.

Servidor de educação marca início da greve da categoria para o dia 7 de maio DE 2010



  Professores e profissionais da rede pública estadual de educação devem iniciar uma nova greve a partir do dia 7 de maio, sexta-feira da semana que vem. A paralisação foi acordada, ontem pela manhã, durante assembleia geral da categoria, no ginásio do colégio Paes de Carvalho, com a participação de mais de dois mil servidores, segundo estimativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).
A greve é uma resposta dos trabalhadores à proposta apresentada pelo governo do Estado anteontem para o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. "A proposta do governo é um retrocesso diante de tudo que vinha sendo discutido desde 2007. Nós não podemos aceitar", afirmou Ronaldo Rocha, coordenador executivo do Sintepp, em Belém.
Apesar da decisão pela greve, o Sintepp comunicou que vai comparecer às reuniões que já estavam agendadas com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), na próxima sexta-feira, e no dia 4 de maio, três dias antes do início da paralisação. "Também estamos organizando atos públicos para acontecerem antes das reuniões", afirmou Rocha.
A intenção do sindicato é ouvir o maior número possível de profissionais antes dos encontros com o governo, mas, segundo adiantou o coordenador sindical, o governo vai precisar mexer significativamente na proposta original para que se tenha alguma chance de acordo. Inicialmente, a Seduc também manteve as reuniões, já que, de acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, os encontros estavam marcados independentemente da paralisação dos servidores.
Com a declaração de greve e as manifestações, que começam ainda nesta semana, os professores pretendem pressionar também os deputados estaduais para que rejeitem na Assembleia Legislativa a proposta do governo para a categoria. O projeto deve ser apresentado aos parlamentares no próximo dia 5, mas antes a Seduc e a Sepof voltam a se reunir com os representantes do Sintepp. De acordo com as lideranças do Sintepp, a proposta governista não contempla os profissionais que aumentaram o grau de escolaridade após o ingresso no serviço público, uma das principais reivindicações da categoria. Outra queixa são as gratificações por tempo de exercício da atividade, que estariam abaixo dos percentuais que vinham sendo discutidos.

Fonte: Jornal amazônia

OPINIAO DA UMES
quem ja foi no Paes de Carvalho sabe que nao tinha 2 mil sevidores ali, estavamos lá, e nao tinha nem 500 servidores, mas a midia é a midia e nao há discursao!
_____________________________________________________________________________________

Estudantes e professores cobram término de reforma escolar

Estudantes e professores do Colégio Estadual Pedro Amazonas Pedroso, que fica no bairro do Souza, em Belém, voltaram a se mobilizar para cobrar o término da reforma da escola que há dois anos prejudica o andamento das aulas.
Entre 90 e 100 alunos e cerca de 20 professores foram para a sede da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) onde foram recebidos por uma comissão que deve dar explicações sobre as reformas. Ontem (28), um protesto dos alunos chegou a interditar a avenida Almirante Barroso por alguns minutos, mas logo a pista foi liberada após uma negociação com a Polícia Militar e a Seduc, que agendou a reunião de hoje.
Os manifestantes reclamam que a obra que iniciou em 2008 estaria orçada em R$ 700 mil, mas nunca foi terminada. O projeto previa também a substituição da fiação elétrica do colégio para preparar as salas de aula que receberiam aparelhos de ar condicionados. E no mesmo período, outra verba de R$ 110 mil teria sido liberada para a construção de um vestiário, obra que ainda não foi realizada.
Os estudantes informaram que apenas 4 das 34 salas de aula hoje possuem ar condicionado, o que prejudica bastante as aulas devido ao calor e ao barulho externo às salas. Eles reclamam também que as placas que informavam data de conclusão e verbas sobre as obras foram retiradas pela Seduc. Hoje, apenas as turmas de Convênio (3º ano do Ensino Médio) estão tendo aulas.

Fonte: Diário do Pará

III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE


Etapas Estadual – 03,04,05 de maio na UFPA (indefinido )
Etapa Nacional – 03/06 a 06/06 (Brasilia)








     Em 2010, Brasília será palco da III Conferência Nacional do Esporte (CNE),
evento que tem como objetivo a construção do Plano Decenal do Esporte,
que, por sua vez, vai estabelecer linhas estratégicas, ações, metas e compromissos
visando ao desenvolvimento do esporte no país para os próximos
dez anos.
Tendo como tema “Por um time chamado Brasil”, . O Ministério do Esporte (ME)
espera que aconteçam cerca de 350 etapas municipais e regionais, com metade
dos municípios brasileiros envolvidos. Segundo o Ministério, essas fases são importantes,
pois elas serão compostas por mesas de debates e grupos temáticos para
garantir as propostas a serem deliberadas na Conferência Nacional.

TRE lança campanha ‘Se Liga 16’ em escola

  Incentivar jovens estudantes a realizar o alistamento eleitoral é o objetivo da campanha
Incentivar estudantes na faixa etária entre 16 e 17 anos a realizar o alistamento eleitoral. Não apenas ter expedido o título, mas principalmente estimular a interferência direta, através de seu voto, na vida política do município, estado e do país. É esse o objetivo da campanha ‘Se Liga 16’, que será lançada na manhã desta sexta-feira (16) na escola Tenente Rego Barros.
  O presidente do TRE-Pará, desembargador João Maroja e estará presente na programação, assim como Ubiratan Cazetta, ex-procurador regional eleitoral, e hoje chefe do Ministério Público Federal. Ele ministrará a palestra "A Importância da Participação dos Jovens no Processo Político".

  Para estimular a participação dos estudantes, o TRE levará serviço de alistamento eleitoral para 300 alunos. A programação conta também como as atividades socioeducativas voltadas ao público infanto-juvenil. As unidades móveis do Programa Eleitor do Futuro e da Caravana da Cidadania estarão em cena na escola. Servidores farão ainda a divulgação da urna eletrônica.

  História - A Campanha Se Liga 16 foi lançada de forma pioneira pelo ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, Ilmar Galvão, em parceria com a União Nacional dos Estudantes - UNE, 10 (dez) anos após a promulgação da atual Carta Magna, face à necessidade daquele Superior Tribunal adotar uma atitude em relação ao pouco interesse dos jovens quanto ao alistamento eleitoral e, conseqüentemente, quanto ao exercício de seu mais amplo direito da cidadania – o voto, direito concedido pela Constituição Federal de 1988, através da Emenda Hermes Zanetti.

  Esta campanha faz parte do programa eleitor do futuro, o qual tem por finalidade a inclusão social e política de jovens estudantes e adolescentes, proporcionando o esclarecimento sobre a importância do vota a esta parcela da sociedade que, em breve, adquirirá a condição de cidadão apto a exercer seu direito de voto.

Opinião UMES
 
O TRE do Estado do Pará , desenvolve estes projetos entre a juventude a mais de 4 anos. Diversos TRE's do Brasil nao se enteressam em desenvolver estes tipos de projetos voltados para a Juventude, isso significa que estamos um Passo para a concientizaçao do cidadao, da importancia das eleiçoes do Brasil e que este cidadao nao pense que é so um voto, e sim mais um voto para a mudança deste País" . 

A coisa tá Preta na Prefeitura de Belem !

DUCIOMAR PODE SER CASSADO

O prefeito Duciomar Costa, que já havia sido cassado em outubro do ano passado pela 98ª zona eleitoral, por abuso do poder econômico e só foi mantido no governo por força de uma liminar, sofreu mais um golpe: o Ministério Público Federal também se manifestou favorável a sua cassação. Se houvesse um concurso para pior prefeito de Belém Duciomar seria um dos campeões. A cidade está abandonada e suja, as obras paralisadas (ciclovia da ugusto Montenegro, portal da Amazônia, macrodrenagem da estrada nova, Marquês de Herval, entre outras), o funcionalismo está revoltado com o desrespeito e o arrocho, a saúde está na UTI, o transporte e o trânsito caóticos.
Na educação Duciomar paga o salário base abaixo do salário mínimo, não negocia o PCCR com a categoria de Professores. Acabou com a gestão democrática, persegue professores nas escolas e se recusa a pagar as perdas históricas da categoria. O SINTEPP se soma à vontade popular e exige: FORA DUCIOMAR!
 

FONTE:
SITE DO SINTEPP

Bebidas, Drogas e Violência, nesta semana em Belem-Pa

   A semana mal começou,  mas os jornais ja mostram as problematicas de violencia e drogas envolvendo nossa juventude. Numa boate em Belem, jovens curtiam a madrugada fardados com uniforme escolar, a policia retirou-os e levou todos para a delegacia para devidas providencias.
   No Bairro do Guamá, estudantes pulam o muro da escola para comprar Drogas de um vizinho, a policia iniciou uma investigaçao e prendeu o "tal" vizinho, enfim, se fomos contar, vamos nos cansar de apresentar denuncias, que a midia mostra envolvendo a juventude.
   Problematica que no final envolve o "bicho Papão" do Brasil que é a Falta de uma Educaçao de qualidade, de participaçao da sociedade civil e do  Estado em politicas publicas de juventude. Algo radical precisa ser feito nas politicas educacionais, para a mundança deste quandro, onde, o afetado é nossa juventude, ou seja,              " o Futuro desta Naçao".

Lula: investimentos em educação vão transformar Brasil

   BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil está precisando de “uma cara nova” por meio de investimentos em educação. Para ele, com esse incremento financeiro no setor o país terá as mudanças necessárias para se tornar uma potência econômica.
   No programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou a inauguração de 78 escolas técnicas na semana passada. Ele voltou a afirmar que, até o final do ano, um total de 354 unidades serão entregues – até o momento, são 141.
   Ainda é pouco diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação, sobretudo no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude - disse, ao destacar a previsão de 500 mil jovens matriculados em escolas técnicas até dezembro.