UBES lança cartilha do grêmio estudatil na CONAE 2010

   Aproveitando a movimentação de professores e estudantes no segundo dia da Conferência Nacional de Educação, a UBES promove o lançamento da Cartilha do Grêmio, cujo conteúdo vai ajudar os alunos nas escolas a montarem oficialmente um grêmio. Trata-se do primeiro passo para o movimento estudantil.


   A entidade aproveitou a ocasião para homenagear Aldo Arantes, ex-presidente da UNE (1961 e 61), responsável pela criação da Lei do Grêmio Livre. O estudante Yann Evanovick prestou homenagem ao ex-militante, entregando-lhe uma placa com a frase de Che Guevara, patrono da UBES: "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".

   Emocionado, o presidente da UBES agradeceu Aldo Arantes por seu empenho na redemocratização das entidades de representação estudantil, possibilitando novamente o direito de organização dos estudantes, de forma autônoma. Augusto Chagas, presidente da UNE, lembrou que o início de sua militância foi no grêmio da escola, incentivando os estudantes a participarem.
   Com a platéia repleta de jovens, Aldo Arantes contou um pouco sobre sua militância na juventude e a importância do ME na época da ditadura militar.

   Também estiveram presentes no evento Bebel Noronha, presidente da APEOESP, e Roberto Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão. Bebel também foi homenageada com uma placa pelos estudantes da UBES.
Neste ano de eleições, a UBES mobiliza os secundaristas brasileiros a exercerem seu direito ao voto com a campanha “Se Liga 16! 2010 é a nossa vez". A partir dos 16 anos o jovem tem a chance de eleger seus representantes, definindo assim os rumos de nosso país. Como em anos anteriores, a campanha circula nas escolas e chama os jovens a participarem da festa da democracia!







A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) lança por todo o Brasil o mote: “Se liga 16! 2010 é a nossa vez!”, voltado aos jovens que já podem tirar seu título eleitoral e fazer valer os seus direitos. Secundarista, se você tem 16 anos ou vai completar essa idade até 3 de outubro, já tem condições de votar, participando das eleições 2010.

“Penso que a juventude precisa entender seu papel na construção de um projeto de país”, afirma Yann Evanovick, presidente da UBES. O estudante esclarece que o “Se liga 16!” acontece em dois momentos. O primeiro objetivo é incentivar os jovens com 16 anos a tirar seu título de eleitor. Depois dessa fase, a idéia é estimular o voto consciente. “O eleitor precisa ficar atento e votar em candidatos que tenham disposição para defender os interesses do estudante, como o investimento em educação”, exemplifica Evanovick.

 
Em alguns estados a campanha está nas ruas, como Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. A partir do dia 19 é a vez do Rio de Janeiro e dia 31 a movimentação começa em Pernambuco. Acompanhe as mobilizações também na sua região, tire seu título eleitoral e participe!

Tire seu título de eleitor pela internet!

 
Emita seu título de eleitor em qualquer posto do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou através do site do www.tse.gov.br clicando neste link: Título Eleitoral.





Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola. UBES:

cleiton costa

tel :8403-3959

VOLTA AS AULAS

É estudantada acabou as ferias, agora é se esticar  e meter a cara nos livros e se divertir na nossa segunda casa (A ESCOLA), e ir enfrentar mais um ano de batalha pelo conhecimento educional,
BEM VINDOS ,
A VOLTA AS AULAS !

PROIBIDO O USO DE CELULARES EM SALA DA AULA

Por força de lei, está proibido o uso de aparelhos celulares e eletrônicos, como MP3, MP4 e palms top, dentro das salas de aulas de escolas estaduais.

A nova lei, de nº 7.269, foi sancionada, na sexta-feira passada, pela governadora Ana Julia Carepa, mas ainda será regulamentada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Caberá à Seduc promover campanhas informativas e a fiscalização do uso dos aparelhos em sala de aula.

Placas e cartazes deverão ser fixados nas dependências das escolas e nas áreas de acesso para orientação dos estudantes. No caso de instituições de nível fundamental, a direção da escola deverá comunicar aos pais e responsáveis dos alunos sobre a proibição.

Leis semelhantes já estão em vigor nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará e Rio Grande do Sul.


OPINIÃO DA UMES

O projeto é bom, mais com ele vem algumas perguntas:

Se é lei que tipo de penalidade vai ser aplicada neste jovem, dentro de um estabelecimento de ENSINO?

Será se isso é, o Maior problema dos Estudantes e da escolas do Pará?

A violencia escolar presente no dia-a-dia do estudante, é menor problema, do que os celulares e eletronicos?


Será se com essa medida isso ajuda ou impulssiona o jovem a quebrar as leis impostas pelo Estado?


isso é belem , isso é Pará, isso é Brasil !

" SE LIGA 16"

a UBES lança a Campanha "SE LIGA 16" a ideia é estimular os jovens de 16 e 17 anos para a importancia do voto nas eleiçoes do Brasil, momento mais democratico de nossa Naçao.
E é claro que a UMES de Belem nao irá ficar de fora desta Campanha!

JORNADA DE LUTAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

A União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, dá ínicio nos dias 22 á 26 de março a "jornada de lutas do Movimento estudantil" como ponta de lança desta jornada está a mobilizaçao dos estudantes, para pressionar as autoridades, para aprovarem os 50% do fundo social do pre-sal para a Educaçao.
jornada lançada pela UBES e a UNE em todo o territorio nacional, para pontencializar a força do Movimento estudantil.
Aqui no estado do Pará a UNE,UBES,UMES,UAP e a UECSP, diversos gremios, Centros Academicos, CDE´s e diversas movimentos que apoiam esta causa, iram se juntar numa semana de concientizaçao, mobilizaçao e passeata, onde levaremos para Debates nas escolas e universidades, e por final, as Ruas os problemas Educacionais pelo qual passa o povo paraense!

junte-se a nós!

cleiton Costa - Presidente da UMES
te.: (91)  8403-3959
email: cleitoncbme@hotmail.com